sábado, 7 de março de 2015

Biografia de Realdo Colombo


Realdo Colombo
Matteo Realdo Colombo (ou Renaldus Columbus). Nasceu em Cremona, c. 1516, e, faleceu em Roma, 1559. Realdo Colombo foi um professor de anatomia e cirurgião da Universidade de Pádua, na Itália (1544-1559), aluno e sucessor de Vesálio. Em 1559, Realdo Colombo descreve a posição e a evolução do embrião durante a gravidez. Sua obra foi publicada sob o nome de “De Re Anatomica”, onde apresentava uma descrição completa da circulação pulmonar, e corrigia algumas omissões e erros de seu mestre. As contribuições para a anatomia e medicina incluem:

  • Identificou que a lente (cristalino) localiza-se na parte anterior do olho, não ao centro, como acreditava-se;
  • As artérias se expandem a cada pulsação;
  • A válvula pulmonar do coração se fecha durante a diástole, impedindo o refluxo sanguíneo;
  • O sangue flui desde o lado direito do coração para os pulmões.

De Re Anatomica
O livro é também conhecido por sua descrição do clitóris, chamado por Colombo de "Prazer de Vênus", descoberto no corpo de sua mecenas, D. Inês de Torremolinos, e cujo descobrimento foi reivindicado por Gabriel Fallopius, em obra publicada dois anos após o seu. Caspar Bartholin, o Jovem, no século XVII, descartou ambas atribuições, alegando que o clitóris era conhecido pelos anatomistas desde o século II a.C. William Harvey, que estudou em Pádua uns 50 anos depois, baseou-se nos trabalhos de Realdo Colombo para sua própria teoria sobre a circulação sangüínea.

O escritor Federico Andahazi novelou a vida de Realdo Colombo e seus cruciais descobrimentos na obra O Anatomista (1996).


Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.