segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Biografia de Konstantín Makovski


Konstantín Makovski (auto-retrato).
Konstantín Yegórovich Makovski. Nasceu em Moscou (Império Russo), a 2 de Julho de 1839, e, faleceu em São Petersburgo, Império Russo, a 30 de Setembro de 1915. Konstantín Makovski foi um influente pintor russo, associado aos Peredvizhniki (Itinerantes: A Sociedade de Exposições Itinerantes de Obras de Artistas Russos). No alfabeto cirílico, seu nome se escrive Константин Егорович Маковский. Muitas de suas pinturas históricas, como “The Russian Bride's Attire” (1889), mostram uma visão idealizada sobre a vida russa dos séculos anteriores. Muitas vezes é considerado como um representante de uma arte de Salão Literário. Foi o pai do poeta, editor e crítico de arte Serguéi Makovski.


Galeria de artes (click nas imagens para ampliar).
Alexander II of Russia. (1881).

Маковский К. Е., Крестьянский обед в поле. 1871 год. Таганрогская картинная галерея. Таганрог.
Холст, масло 119 х 160.

Portrait of Countess Maria Mikhailovna Volkonskaya (1863-1943)

Картина К. Е. Маковского «Помещица» (портрет Л. В. Тарновской и ее старого слуги, бывшего крепостного Ивана Тихоновича). 1886

После базара. 1876

Ямщик [1900].

Жанр: Мужской портрет Направление: Академизм Год: 1882 Тип объекта: Картина Материалы: холст, масло Размеры: 64,5 х 54,5 см. (1882).

К. Е. Маковский. Похороны ребёнка в деревне. 1872.

Маковский Константин Егорович. Женский портрет Материалы: холст, масло
Размеры: 38 х 46 см

Жница 1871

Разгрузка лодки на Босфоре.

Reading (c.1900).



Vida

Ukraine (befor 1870-80).
Konstantin nasceu em Moscou, era o filho mais velho do pintor amador Yegor Ivanovich Makovsky. Sua mãe era uma compositora musical, e esperava que seu filho também seguisse os seus passos. Seus irmãos Vladimir e Nikolay e sua irmã Alexandra também tornaram-se pintores. Em 1851, Konstantin ingressou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, onde se tornou no melhor aluno, conseguindo facilmente todos os prêmios disponíveis. Seus professores foram Karl Bryullov e Vasily Tropinin. As inclinações de Makovsky para o Romantismo e efeitos decorativos podem ser explicados pela influência de Briullov. Apesar da arte ser a sua paixão, ele também considerou o fato de sua mãe desejar que ele também a exercesse. Ele saiu a procura de compositores que poderia referi-lo, e pela primeira vez foi à França. Antes, ele sempre foi amante da música clássica, e ouvia muitas obras. Ele sempre desejou mudar o tom, ou o estilo de algumas delas para torná-las mais agradáveis. Mais tarde em sua vida, isto se tornou realidade. Em 1858, Makovsky entrou para a Imperial Academy of Arts e Saint Petersburg. A partir de 1860 ele participou nas exposições da Academia com pinturas como “Curing of the Blind” (1860) e “Agents of the False Dmitry kill the son of Boris Godunov” (1862). Em 1863 Makovsky, juntamente com outros 13 estudantes eleitos para participar na competição da Large Gold Medal of Academia, recusou pintar sobre o tema definido Mitologia Nórdica e deixou a Academia sem o diploma. Makovsky tornou-se membro de uma cooperativa (artel) de artistas liderados por Ivan Kramskoi, tipicamente produzindo pinturas Wanderers sobre a vida cotidiana (Widow 1865, Herring-seller 1867, etc.). A partir de 1870 ele foi um membro fundador da Society for Traveling Art Exhibitions e continuou trabalhando em pinturas dedicadas à vida cotidiana. Ele expôs suas obras em ambas exibições da Academia e da Traveling Art Exhibitions of the Wanderers. Uma mudança significativa no seu estilo ocorreu após viajar ao Egito e Sérvia em meados de 1870. Seus interesses mudaram dos problemas sociais e psicológicos para os problemas artísticos de cores e formas. Na década de 1880 ele se tornou um autor da moda de retratos e pinturas históricas. Na World's Fair of 1889 em Paris ele recebeu a Large Gold Medal pelas suas pinturas Death of Ivan the Terrible, The Judgement of Paris, e Demon and Tamara. Ele foi um dos mais apreciados e bem pagos artistas russos da sua época. Muitos críticos democráticos considerou-o como um renegado dos ideais dos Wanderers, produzindo (como Henryk Siemiradzki) obras marcantes, mas superficiais, enquanto outros o vêm como um precursor do Impressionismo russo. Makovsky foi vítima de um acidente rodoviário (sua carruagem conduzida por cavalos, foi atropelada por um bonde elétrico) e ele morreu em 1915 em São Petersburgo.


Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.