quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil Curioso


Brasil Curioso



Brasil (bandeira).
A maconha veio para o Brasil com os primeiros cativos, negros. Os escravos africanos trouxeram-na de Angola e desenvolveram a planta em terras da Bahia, Pernambuco e Alagoas, escondendo-a dos brancos nas touceiras dos canaviais. Nas senzalas, a maconha era utilizada em grande quantidade, levando os escravos a permanente estado mórbido de sonolência, com prejuízos para os trabalhos da lavoura. Em 1830, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro baixou a primeira lei de combate à maconha, “fumo de Angola” como era conhecida no Brasil.
______________________________________________________



A maior lagoa do Brasil é a dos Patos, no Rio Grande do Sul. Estende-se por mais de 300km ao longo da costa brasileira; mede 67km de largura e a sua profundidade ultrapassa 10m. É navegável em certos trechos por navios de tonelagem média até Porto Alegre. Segue-se a Lagoa Mirim, também no Estado do Rio Grande do Sul, com 171km de comprimento e uma largura que varia entre 24 a 46km. Tem a profundidade média de 5 metros. Afirma-se que no Estado do Amazonas se vê a maior quantidade de lagoas, cerca de 1.000. A lagoa mais salgada do Brasil seria a de Araruama, no Estado do Rio de Janeiro.
______________________________________________________



Curitiba seria a mais fria das capitais brasileiras; aí a temperatura média é de 16º à sombra, e no inverno, o termômetro chega a 5º abaixo de zero. O Paraná é o Estado em que o frio é mais intenso. Manaus e Teresina são os mais quentes, com temperatura média acima de 24º. Diz-se que o maior calor do Brasil se registra na região central do Nordeste, na chamada área seca.
______________________________________________________



A carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro documento conhecido sobre o Brasil. Foi escrita a D. Manuel I, rei de Portugal, no dia 1º de Maio de 1500. No histórico documento, em que esse navegador português, escrivão da frota de Cabral, deu as primeiras notícias acerca do Brasil, há expressões como estas: “Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se há nela tudo...” Referia-se Caminha à fertilidade do solo descoberto. Esta carta esteve guardada por mais de 300 anos na Tôrre do Tombo, em Lisboa. Só em 1817, foi que o padre Aires do Casal teve a idéia de publicá-la numa Corografia.
______________________________________________________



Segundo alguns autores, a fundação, em nosso país, da primeira usina termelétrica data de 1883. Tinha uma potência de 52kw. A indústria elétrica, no Brasil, remonta a 1889, com a instalação de três empresas de potencial superior a 7.500kw. Deve-se em grande parte ao norte-americano Alexander Mackenzie a nossa indústria elétrica. Teve início em 1901, com o funcionamento de sua usina Paranaíba, no Estado de São Paulo.
______________________________________________________



Sabe-se que as maiores e as mais sólidas fortificações do Brasil foram levantadas em Macapá (Estado do Amapá), no período colonial. No Estado da Bahia se encontram as fortificações mais antigas do Brasil. São os Fortes do Mar ou de São Marcelo e o de Santo Antônio da Barra. Existem em terras brasileiras 2 fortalezas (Santa Cruz e São João) e 9 fortes (Copacabana, Laje, Itaipu, Coimbra, Marechal Hermes, Marechal Moura, Óbidos, Paranaguá e São Marcelo). Diz-se que a construção das Fortalezas de São João e de Santa Cruz remontam à época de Estácio de Sá. Teriam sido levantadas por sua iniciativa para proteger a futura cidade contra os ataques dos índios e dos franceses. A primeira entrou em serviço a 24 de Junho de 1618, e a última data de 1696. O forte de Copacabana foi inaugurado em Dezembro de 1914 e o de Coimbra, a 13 de Setembro de 1775.
______________________________________________________



Segundo alguns autores, o serviço telefônico, no Brasil, inaugurou-se nos fins de 1877. Em 1959, existiam em terras brasileiras cerca de 850.000 aparelhos telefônicos, quase todos automáticos. Nos fins de 1959, havia em todo o Brasil cerca de 160 empresas telefônicas, com 1.060 estações ou centros. Data de 1931 o nosso serviço telefônico internacional, para mais de 40 países diferentes.
______________________________________________________



Foi a 16 de Agosto de 1872 que o barão de Mauá obteve autorização do Governo brasileiro para lançar cabos submarinos e explorar a telegrafia elétrica entre o Brasil e a Europa. A concessão, por 20 anos, deu a Inglaterra à Brazilian Submarine Telegraph Company. Várias tentativas foram levadas a efeito para a instalação de cabos submarinos no Brasil. Em 1853, uma empresa se propos a fazer a ligação entre o Rio de Janeiro, Recife, Pará e a Europa, mediante um auxílio anual de 177 contos de réis. Nos fins de 1860, a North Atlantic Submarine Telegraph Company pretendeu unir o Brasil à América do Norte e à Europa. Três anos mais tarde, a empresa de Pier Balestrini desejou ligar o Brasil à América. A proposta interessou, e deram-lhe 99 anos de prazo e 3.000.000 de francos de subvenção do Governo brasileiro. O telégrafo submarino foi, entretanto, inaugurado no Brasil, em 1873, por iniciativa da Brazilian Submarine Telegraph Company, inicialmente entre o Estado do Pará e o do Rio de Janeiro. Um ano mais tarde, a 22 de Julho de 1874, estendeu-se outro cabo entre o Rio de Janeiro (praia de Copacabana) e a Europa. A primeira mensagem, nesse dia, foi transmita à rainha Vitória, da Inglaterra, por Pedro II, imperador do Brasil. A The Western Telegraph Company Ltd. foi organizada pelo inglês John Pender na primeira metade do século XIX.
______________________________________________________



No Brasil, o exercício da profissão de dentista regulamentou-se em 1882. O ensino militar (preparação de oficiais das Forças Armadas) tem a sua maior frequência na Academia Militar das Agulhas Negras (antiga Academia Real Militar, criada em Dezembro de 1810). A Universidade do Brasil teria sido criada por decreto de 7 de Setembro de 1920. A Escola Superior de Agricultura de Viçosa (Estado de Minas gerais) criou-se em 1922. A Escola de Mina de Ouro Preto instalou-se a 12 de Outubro de 1876, sob a direção do professor Henri Gorceix, que atendeu ao convite de Pedro II. Em Novembro de 1856, foi criado o Liceu de Artes e Ofícios do Estado do Rio de Janeiro. O Colégio de Pedro II criou-se em Dezembro de 1837, por decreto do regente Araújo Lima, tendo sido inaugurado a 25 de Março de 1838. Mais tarde, a 24 de Outubro de 1857, foi dividido em externato e internato. Esse educandário chamou-se Ginásio Nacional. Em Outubro de 1838, criou-se no Estado do Rio de Janeiro o Instituto Histórico e Geográfico. A Escola Nacional de Belas Artes data de Agosto de 1816. Foi criada por D. João VI. Fundou-se a Escola Naval a 5 de Maio de 1808, com a chegada de D. João ao Brasil. O Clube Naval data de Abril de 1884. o Colégio Militar foi criado pelo decreto nº10.202, de 9 de Março de 1889; foi inaugurado a 6 de Maio do mesmo ano. Em Agosto de 1848, criou-se o Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Nos fins de Abril de 1880, foi criada a Escola Normal do Rio de Janeiro, que deu origem ao Instituto de Educação.
______________________________________________________



Segundo alguns autores, o Correio, no Brasil, data de 25 de Janeiro de 1663, e, teira sido organizado pelo alferes João Cavalheiro Cardoso, que foi o seu primeiro diretor. Mais tarde, a 21 de Setembro de 1710, nosso Correio passou à administração de uma firma particular a cargo de Antônio Alves das Costa, Correio-Mor do Rio de Janeiro. Em 1797, o Ministério do Exterior, encarregou-se dos serviços postais. Nos fins de 1799, fez-se o primeiro regulamento de taxas de porte, e a 14 de Maio de 1801, o Correio era instalado regularmente com 100 carteiros e muitas caixas postais. Em 1811, foi criado o serviço de registrados. D. Pedro I, em 1829, organizou a primeira Administração do Correio no Brasil. Os primeiros selos começaram a circular nos fins de 1843. Foi lançado nesta data o “olho de boi”, de 30, 60 e 90 réis. O Brasil, inspirado na Inglaterra, era o segundo país no mundo a adotar o selo postal. Em 1901, inauguraram-se os serviços de vales para o exterior, de valor declarado e de encomendas postais. O Correio Aéreo Nacional (CAN) data de 1941, quando se criou o Ministério da Aeronáutica. Resultou das fusões dos antigos Correio Aéreo Militar (organizado no dia 12 de Junho de 1931) e o Correio Naval. O Departamento dos Correios e Telégrafos foi criado em 1931.

Referências
APSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.