segunda-feira, 23 de junho de 2014

Biografia de Simon Flexner


Simon Flexner (c. 1910).
Simon Flexner. Nasceu em Louisville, a 25 de Março de 1863, e, faleceu em Nova Iorque, a 2 de Maio de 1946. Simon Flexner foi um médico e cientista estadunidense. *Descobriu o bacilo da disenteria e o germe da paralisia infantil. Foi professor de patologia experimental na Universidade da Pensilvânia (1899-1903). Foi o primeiro diretor do Instituto Rockefeller de Pesquisa Médica (1901-1935) e um administrador da Fundação Rockefeller. Também era amigo e assessor de John D. Rockefeller, Jr.. Irmão mais velho de Abraham Flexner e do líder sionista Bernard Flexner. Dentre as mais importantes realizações de Flexner estão estudos em poliomielite e o desenvolvimento de um soro para tratamento de meningite. *Flexner morreu em Nova York debido a um infarto do miocárdio aos 83 anos de idade. Seus trabalhos de investigação estão guardados na American Philosophical Society.


Início da vida e carreira


Simon nasceu em Louisville, Kentucky, filho de Moritz Flexner (Morris), um imigrante de Neumark, Boêmia, e de Esther de Roden, Alemanha. Ele era o quarto filho de sete na grande família de nove crianças: Jacob Flexner, Henry, e Isadore; em seguida Simon, seguido por Bernard Flexner, Abraham Flexner, e Washington. As duas irmãs Mary e Gertrude eram as mais jovens. Jacob tornou-se um farmacêutico e médico; Bernard se tornou um líder sionista, e Abraham num educator, eventualmente influenciando a direção da educação médica nos Estados Unidos. Simon ganhou primeiramente um diploma do Louisville College of Pharmacy e trabalhou com seu irmão Jacob por oito anos.


Faculdade de medicina e carreira


Ele retornou para a faculdade, obtendo seu diploma de médico do Louisville Medical College em 1889. Fez pós-graduação em patologia na Johns Hopkins University, e começou a dar aulas neste local. Em 1899, ele era professor de patologia na University of Pennsylvania. Lecionou na Penn até 1903, mas foi chamado para o Rockefeller Institute for Medical Research (mais tarde Rockefeller University), onde começou atuando como seu primeiro diretor em 1901. Ele dirigiu o instituto de pesquisa até 1935. Através desta afiliação e trabalhos relacionados, ele veio a conhecer o filantropo John D. Rockefeller, que apoiou as pesquisas e cuidados médicos básicos. O instituto teve um longo relacionamento com o governo de Porto Rico, realizando pesquisas e trabalhando nos problemas de saúde de lá, como a anemia (causada pela ancilostomíase e psilose tropical), bem como a poliomielite e uma variedade de doenças.


Casamento e família


Simon Flexner se casou com Helen Thomas (mais tarde professora de Inglês). Seu filho James Thomas Flexner tornou-se um prolífico escritor; uma de sua obras foi uma extensa biografia de George Washington. O Dr. Flexner morreu em Maio de 1946, em Nova York, de um infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Ele estava com 83 anos de idade. Seus trabalhos estão abrigados na American Philosophical Society e na Becker Medical Library na Washington University School of Medicine.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.