segunda-feira, 26 de maio de 2014

Acará (peixe)


Acará-bandeira, Pterophyllum scalarex. (imagem: mendel).
Acará. (Pterophyllum). É um gênero de peixes de água doce, pertencente à família Cichlidae que compreende atualmente três espécies endêmicas da América do Sul. Vive em cardume e alimenta-se predominantemente de pequenos crustáceos, peixes, larvas, insetos e outras matérias orgânicas. Na época da reprodução formam casais que passam a defender um território e afastam dele todos os peixes que o habitam.

Peixe da família Ciclídeos, de diversos gêneros e espécies, também chamado cará. O mais comum é o Geophagus Brasiliensis, que ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul, e pode atingir até 25cm de comprimento. Peixe muito procurado para aquários (sua carne é pouco apreciada, dado ao grande número de espinhas que contém), caracteriza-se ainda pelo acentuado zelo com que cuida da prole: quando ameaçados escondem os alevinos (filhotes) na boca.*

Distribuição da espécie na América do Sul

(em destaque nota 1 )
Nativos da bacia Amazônica podem chegar a 15 centímetros de comprimento e habita pequenos rios e lagos com densa vegetação aquática. As suas principais características são as suas variadas colorações, que se desenvolveram ao longo do tempo, o formato triangular do seu corpo e as suas longas barbatanas dorsal e caudal. É uma espécie ornamental, uma das mais populares de águas tropicais, e de grande valor comercial. Foi das primeiras a aparecer no mundo da aquariofilia e ainda é uma das mais comuns do mercado. Apesar de suscetível a várias doenças infecciosas, é um peixe resistente e pouco exigente em relação à qualidade da água, sendo uma das espécies mais indicadas para iniciantes. No entanto, podem ser agressivos com alguns peixes, não sendo indicado mantê-los com peixes muito pequenos.


Etimologia


Acará é proveniente do termo tupi aka'ra. Cará é proveniente do termo tupi ka'rá.
Acará é uma palavra tupi guarani que significa: cascudo; escamoso (peixe escamoso). (**)


Espécies


Entre as espécies que empregam o termo "acará" em sua designação popular, destacam-se as dos gêneros Pterophyllum e Symphisodon.

  • Acará-bandeira, Pterophyllum scalare
  • Pterophyllum leopoldi
  • Pterophyllum altum
  • Acará-disco, Symphisodon sp.ou "Symphysodon aequifasciata haraldi" ou 'Symphisodon discus"


Além dessas, também são populares:

  • Acará-diadema, Geophagus brasiliensis
  • Acará-chibante, Geophagus jurupari
  • Acará-boca-de-jiquiaá, Acaropis nassa
  • Acará-cascudo, Cichlasoma facetum
  • Acará-severo, Cichlasoma severum
  • Acará-bererê ou festivo, Cichlasoma festivum

Notas


  1. O acará encontra-se distribuído em todos os países destacadas pelo mapa, a exceção do Equador e Bolívia. As Guianas, pouco destacas pelo mapa, também são habitadas pelas espécies.

Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.