quarta-feira, 26 de março de 2014

Universidade Medieval


Encontro de doutores na Universidade de Paris.
As Universidades medievais foram fundadas por volta de 1150, no contexto do Renascimento do Século XII. Essas instituições são o ponto de partida para o modelo de universidade que temos até hoje. Trata-se não apenas de instituições de ensino: a universidade medieval era também o local de pesquisa e produção do saber, era também o foco de vigorosos debates e muitas polêmicas - o que fica evidente pelas crises em que estas instituições estiveram envolvidas e pelas muitas intervenções que sofreram do poder real e eclesiástico. As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia. A parte central do ensino envolvia o estudo das artes preparatórias, ou artes liberais; o trivium: gramática, retórica e lógica; e do quadrivium: aritmética, geometria, música e astronomia. Depois disso, o aluno podia realizar os estudos mais específicos.

Origens

No século IX, Carlos Magno conseguira reunir grande parte da Europa sob seus domínios. Para unificar e fortalecer o seu império, ele decidiu elaborar uma reforma na educação. Foi chamado o monge inglês Alcuíno que elaborou um projeto de
Alcuíno (no centro).
desenvolvimento escolar, em Aix-la-Chapelle, que buscou reviver o saber clássico estabelecendo os programas de estudo a partir das sete artes antigas: o trivium, ou ensino literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico (aritmética, geometria, astronomia e música). A partir do ano 787, foram emanados os decretos que recomendavam, junto às cortes. Essas medidas teriam seus efeitos mais significativos séculos mais tarde. O ensino da dialética (ou lógica) foi fazendo renascer o interesse pela indagação especulativa; dessa semente surgiria a filosofia cristã da Escolástica. Nos séculos XI e XII, algumas das escolas que haviam sido estruturadas a partir das ordens de Carlos Magno, que se destacaram por seu alto nível de ensino, ganham a forma de Universidades. Isso ocorre especialmente entre as escolas catedrais. Depois começaram a surgir instituições, fundadas por autoridades, que já nasciam estruturadas como uma instituição de ensino superior. As universidades que evoluíram de escolas, foram chamadas por ex consuetudine; Já aquelas fundadas por reis ou papas eram as universidades ex privilegio. Entre 1200 e 1400 foram fundadas, na Europa, 52 universidades, e 29 delas foram erguidas pelo papado. A transformação cultural gerada pelas universidades no século XIII, foi expressada pela frase de Charles H. Haskins: “Em 1100, a escola seguia o mestre; em 1200, o mestre seguia a escola”. Algumas dessas universidades recebiam da Igreja católica o título de Studium Generale, que indicava que este era um instituto de excelência internacional; estes eram considerados os locais de ensino mais prestigiados do continente. Acadêmicos de um Studium Generale eram encorajados dar cursos em outros institutos por toda a Europa, bem como a partilhar documentos. Isso iniciou a cultura de intercâmbio presente ainda hoje nas universidades Européias.


Trivium

O Trivium (do latim tres: três e vía: caminho) era o nome dado na Idade Média ao conjunto de três matérias ensinadas nas universidades no início do percurso educativo: gramática, lógica e retórica. O trivium representa três das sete artes liberais, as restantes quatro formam o quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música. O contraste entre os estudos elementares do trivium face aos mais avançados no quadrivium originou a palavra "trivial", adjetivo para caracterizar algo que é básico, simples ou banal.


Quadrivium

Petrus Ramus
O quadrivium (do latim quatro e via: caminho, ou seja os "quatro caminhos") era o nome dado ao conjunto de quatro matérias (aritmética, geometria, astronomia e música) ensinadas nas universidades [helénicas] na fase inicial do percurso educativo, cujo ápice eram as disciplinas teológicas. A educação era iniciada com o trivium (gramática, lógica e retórica), as primeiras três das sete artes liberais, seguindo-se as restantes quatro, que formavam o quadrivium. O quadrivium foi desenvolvido por Martianus Capella, que tentara desta forma sistematizar todo o conhecimento humano, e organizado depois por Petrus Ramus.

Leituras recomendadas

  • Oliveira, Terezinha. (junho 2007). "Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional" (HTML) (em Português). Varia história 26 (37): pp. 113-129. Belo Horizonte: SciELO. DOI:10.1590/S0104-87752007000100007. ISSN 0104-8775. Página visitada em 31/03/2009.
  • Oliveira, Terezinha. (dezembro 2006). "A universidade medieval: uma memória" (HTML) (em Português). Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval 6. ISSN 1676-5818. Página visitada em 27/03/2009.
  • Hélgio, Trindade. (Jan/Fev/Mar/Abr 1999). "Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder" (PDF) (em Português). Revista Brasileira de Educação (10): pp. 05-15. Editora Autores Associados. ISSN 1413-2478. Página visitada em 31/03/2009.


Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.