sábado, 22 de março de 2014

Carro de Boi

Carro de boi em Caetité, Bahia, Brasil. 
(imagem: André Koehne).
Carro de Boi. O carro de boi foi o primeiro veículo de transporte do Brasil, contribuindo decisivamente para o progresso rural do país. E ainda hoje, nos sítios e fazendas ainda não dotados de veículos modernos e mais velozes, o moroso carro de boi continua a transportar os produtos da terra. Escreve Lúcio de Castro Soares: “Todo de madeira, compõe-se de duas peças principais: o estrado e o conjunto roda-eixo. O estrado, gradeado ou de pranchas de madeira justapostas, é retangular, apresentando na parte dianteira um varal ou lança – o “cabeçalho”. Em cada borda do estrado são fincadas varas roliças – os “fueiros” - que aparam lateralmente a carga. As rodas, em número de duas, geralmente maciças, por vezes com recortes semilunares, elípticos ou losangulares, são de madeira rija, alta e pesadas, protegidas por um aro de ferro quando rolam em terreno pedregoso. Estão solidamente encaixadas no eixo-móvel, que gira entre quatro peças de madeira – os “cocões” - embutidas no estrado (duas de cada lado) que se apoia sobre o eixo pelos “calços”. Entre o calço e o eixo é colocado um indispensável suplemento – a “cantadeira” - untada com uma pasta de sebo e pós de carvão, para fazer o carro gemer, quando atritada durante a marcha. “Carro que não canta não presta. Não é carro”! O seu gemido característico, ligeiramente modulado, constitui motivo de orgulho para o carreiro que não o dispensa nunca. A força de tração é fornecida unicamente por bovinos, dispostos dois a dois – as “juntas” - cujo número varia com o peso da carga, natureza do solo e topografia da região. As juntas são unidas pelas “cangas” que, por sua vez, são ligadas ao cabeçalho por varais articulados – os “cambões”. Tiras de couro – as “tamboeiras” - ligam o cambão ao cabeçalho e os cambões entre si. A canga repousa na nuca dos bois, prendendo-os pelo pescoço, que fica entre dois bastões perpendiculares, atados ou embutidos na canga – os “canzis” - cujas pontas inferiores são ligadas por uma fita de couro – a “brocha” - passada pela barbela do animal. Atrelada ao cabeçalho fica a “junta-mestra” ou do “pé-de-carro” ou “junta-de-coice”, a mais importante de todas, pois, além de abrir a marcha, sustenta grande parte do peso do carro. A que se lhe segue é chamada “junta-forte” e as outras “juntas-de-frente”. O boi de carro é forte, musculoso e extremamente dócil. Dois são os seus condutores: o carreiro e o candieiro. O primeiro caminha ao lado do carro, mantendo o ritmo vagaroso da andadura dos dois, ora gritando pelos seus nomes, ora picando-os com o “ferrão” - ponta de ferro presa à extremidade de comprida vara – a “aguilhada” - que ele traz constantemente ao ombro. O segundo, geralmente um menino ou rapazelho, também munido de aguilhada vai à frente da junta dianteira ou “da-guia”, dando direção da marcha”. (Fonte: Tipos e Aspectos do Brasil, IBGE). (1)
 
Na História
Carro de boi em Alto Alegre do Pindaré, 
Maranhão, Brasil. (imagem: Nando cunha).

Rio Grande do Sul (1839) – travava-se a Guerra dos Farrapos. Tudo acertado para a invasão de Santa Catarina. Os revolucionários – de um lado Davi Canabarro chefiava as tropas de terra. Do outro, Giuseppe Garibaldi daria cobertura por mar, atacando os portos da província. Um problema, porém, precisava ser solucionado: os dois lanchões da frota revolucionária estavam imobilizados na foz do rio Capivari. Como a Lagoa dos Patos estava interceptada pela esquadra da União, restava a Garibaldi a saída por terra mas, sem os lanchões a tomada da província era impraticável. A solução veio pelas mãos do mestre Joaquim de Abreu, “carpinteiro de ofício e revolucionário por convicção”, preparou dois estrados de vigamento reforçado, aparelhou troncos em formato de eixos e o resultado: dois carretões pesando 12 e 18 toneladas, respectivamente. As 50 juntas de bois atreladas a cada carretão, após seis dias de marcha, transportaram os barcos até o rio Tramandaí. A façanha não bastou para vencer a revolução: a causa farroupilha acabou sendo derrotada, mas constitui um capítulo na história do carro de bois. “Boeiro” em Portugal, “carreta” nos pampas gaúchos e “cambona” em algumas regiões do interior do Brasil, o carro de boi já era conhecido dos chineses e hindus. Também os egípcios, babilônios, hebreus e fenícios utilizavam o transporte “via bois”. Mais tarde, os europeus, quando se lançaram à colonização da África e da América, fizeram do boi um item indispensável da carga das caravelas. Tomé de Sousa – primeiro governador-geral do Brasil – trouxe consigo carpinteiros e carreiros práticos e, em 1549, já se ouvia o “cantador” nas ruas da nascente cidade de Salvador. A presença do carro de bois também é mencionada no “Diálogo das Grandezas do Brasil”, de Ambrósio Fernandes Brandão (segundo Capistrano de Abreu, páginas 38 e 64, 1956): “É necessário que tenha (…), 15 ou 20 juntas de bois com seus carros necessários aparelhados (…)”, e mais adiante, “A vaca, sendo boa, é estimada a (…), e o novilho, que serve já para se poder meter em carro, a seis e a sete mil réis (…)”. Nos primeiros tempos da colonização, além de manter em movimento a indústria açucareira - da roça ao
Antigo carro de boi, 
Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal. 
(imagem: Carlos Luis M C da Cruz).
engenho, do engenho às cidades, o carro de bois mobilizava a maior parte do transporte terrestre durante os séculos XVI e XVII. Transportavam materiais de construção para o interior e voltavam para o litoral carregados com pau-brasil e produtos agrícolas produzidos nas lavouras interioranas. No Brasil colonial, além dos fretes, o carro de bois conduzia famílias de um povoado para outro – muitas vezes transformado em “carro-fúnebre” e os carreiros precisavam lubrificar os cocões para evitar a cantoria em hora imprópria. No início do século XVI, o carro de bois era ainda absoluto no transporte de carga e de gente. No Sul, no Centro, no Nordeste, era indispensável nas fazendas. No Rio Grande do Sul as carretas conduziam para a Argentina e para o Uruguai a produção agrícola. Na Guerra do Paraguai, os carretões transportaram munições, víveres e serviram ainda como ambulâncias. Em meados do século XVIII, entretanto, com o aparecimento da tropa de burros, o carro de bois perdeu sua primazia. Mais leves e mais rápidos, os muares não exigiam trilhas prévias e terrenos regulares. No final do século, vieram os cavalos para puxar carros, carroças e carruagens, e o carro de bois foi proibido por lei de transitar no centro das cidades, ficando o seu uso restrito ao meio rural. Os veículos motorizados aceleraram o processo de decadência do carro de bois no Brasil, na Argentina, em Portugal, na Espanha, na Grécia, na Turquia, no Irã, na Indonésia e na Malásia. Contudo, em todos esses lugares, artesãos continuaram a construí-los e a aperfeiçoá-los e, graças a essa gente, o carro de bois persiste na sua marcha pela história.

No Brasil

Introduzido pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o país, existindo ainda no meio rural nordestino. O carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país. Em alguns municípios, como em algumas regiões do interior brasileiro, ainda há fazendeiros que realizam mutirões de carros de bois para transportar suas produções agrícolas e também outros produtos. O som estridente característico do carro de bois, chamado de canto, lamento ou gemido, também faz parte da nossa cultura. Dotado de uma estrutura que não possui o diferencial, suas rodas travam durante as curvas. Quando em movimento, o autêntico carro de bois emite um som estridente característico - o cantador - que anuncia a sua passagem.

Partes do carro de boi

Algumas das partes do carro de boi (fonte: Dicionário de Caetitenês, de André Koehne; Museu do Carro de Boi):
  • Canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão,e que é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela transferência de energia mecânica ao cabeçalho.
  • Canzil: Peças em forma de estacas trabalhadas que atravessam a canga de cima para baixo em quatro pontos, de modo que o pescoço de cada boi fique entre duas dessas estacas;
  • Arreia: suportes que atravessam transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa;
  • Cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do carro à canga, que se atrela aos bois;
  • Cantadeira: parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço. O contato entre eles produz o som característico do carro;
  • Cheda: Prancha lateral do leito do carro de bois, na qual se metem os fueiros;
  • Cocão: Cada uma das partes fixadas por baixo das chedas, que servem para fixar, duas de cada lado do carro, cada um dos chumaços;
  • Fueiro: cada uma das estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro;
  • Mesa: a superfície onde se coloca a carga;
  • Recavém, ou requevém, é a parte traseira da mesa.
  • Tambueiro: tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender o cabeçalho ou o cambão à canga;
  • Brocha: tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender um canzil ao outro passando por baixo do pescoço do boi.
  • Roda: feita de madeira nobre (Jacarandá), constituí de três pranchas unidas por travas de madeira(cambota)colocadas internamente nas pranchas por furos retangulares, estas fixadas por grampos e chapas de ferro. A circunferência é coberta com chapa de aço fixada à madeira com grampos de aço cuja forma arredondada deixa um rastro característico.
  • Palmatora: partes laterais do cabeçalho na parte anterior da mesa do carro de boi.

Festivais do carro de bois

Por seu valor cultural, o carro de bois é homenageado em diversos festivais e
Carros de boi numa pedreira (Debret).
encontros, onde se reúnem os últimos usuários e colecionadores desse meio de transporte rústico e simbólico do meio rural brasileiro. Em Minas Gerais, são conhecidos os festivais de carro de boi de Formiga, Bambuí, Ibertioga, Desterro de Entre Rios, Vazante, Macuco de Minas , São Pedro Da União, Matutina e Pará de Minas.

Na arte

O carro de boi é um elemento referencial, na intervenção feita no Solar do Unhão, atual sede do Museu de Arte Moderna da Bahia, pela arquiteta Lina Bo Bardi: uma escada de madeira, interna, foi toda feita sem o uso de parafusos ou pregos - tal como nos antigos carros. A música sertaneja, com sua dupla pioneira, Tonico e Tinoco, junto a Anacleto Rosas Jr., compôs a canção "Boi de Carro", onde traçam um paralelo ao boi já velho com o trabalhador que avança na idade.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.