domingo, 23 de março de 2014

Biografia de Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore, 1931.
Rabindranath Tagore.  Nasceu em Calcutá, a 7 de Maio de 1861, e, faleceu, também em Calcutá, a 7 de Agosto de 1941, alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura, Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele. Um brâmane pirali de Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com a idade de dezesseis anos, publicou sua primeira poesia substancial sob o pseudônimo Bhanushingho ("Sun Lion") e escreveu seus primeiros contos e dramas em 1877. Tagore condenava a Índia britânica e apoiou sua independência. Seus esforços resistiram em seu vasto conjunto de regras e na instituição que ele fundou, Universidade Visva-Bharati. Tagore modernizou a arte bengali desprezando as rígidas formas clássicas. Seus romances, histórias, canções, danças dramáticas e ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais. Gitanjali (Ofertas de Música), Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo) são suas mais conhecidas obras. Seus versos, contos e romances foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação. Tagore era talvez o único literato que escreveu hinos dos dois países: Bangladesh e Índia: Hino nacional de Bangladesh e Jana Gana Mana.


Biografia

O mais novo de treze filhos sobreviventes, Tagore nasceu na mansão Jorasanko em Calcutá, filho de pais Tagore Debendranath (1817-1905) e Sarada Devi (1830-1875). Os patriarcas da família Tagore eram os bramos fundadores da fé
Busto de Tagore em Praga. 
(Imagem: ŠJů (cs:ŠJů).
Adi Darma. Ele foi educado na maior parte do tempo por criados, uma vez que sua mãe morreu quando ele tinha poucos anos de vida e seu pai viajava muito. Tagore frequentou pouco o ensino regular, preferindo perambular pela mansão ou por devaneios próximos: Bolpur, Panihati e outros. Após sua iniciação upanaiana aos onze anos, Tagore deixou Calcutá em 14 de Fevereiro de 1873 para uma viagem pela Índia com seu pai por vários meses. Eles visitaram o Estado de seu pai, e pararam em Amritsar antes de chegar à estação do monte Himalaia de Dalhousie. Lá, o jovem "Rabi" leu biografias e foi educado em casa em história, astronomia, ciência moderna e sânscrito e analisou a poesia de Kālidāsa. Finalizou grandes obras em 1877, inclusive uma série de dez canções (publicadas pela Visva Bharati University no vol. 21 de sua obra musical completa), cujos textos foram escritos no estilo maithili iniciado séculos antes por Vidyapati. Publicado sob pseudônimo, os estudiosos aceitaram-nas como as obras perdidas de Bhānusiṃha, um poeta Vaiṣṇava do século XVII recém-descoberto. Escreveu "Bhikharini" (1877), "A Mulher Pedinte", o primeiro conto em língua bengali e Sandhya Sangit (1882) - incluindo o famoso poema "Nirjharer Swapnabhanga" ("O Vigor da Cachoeira"). Estudou Direito na Inglaterra de 1878 a 1880. Retornando ao país em 1890 para administrar propriedades agrícolas da família, dedica-se ao desenvolvimento da agricultura e a projetos de saúde e educacionais. Com formação filosófica, chega a criar uma escola em 1901, dedicada ao ensino das culturas e filosofias ocidentais e orientais. Sua obra poética compreende uma coleção de três mil poemas em língua bengali sobre temas religiosos, políticos e sociais. A obra em prosa, orientada por preocupações humanistas, é extensa. Inclui oito novelas, 50 ensaios e contos.
Na Inglaterra, em 1879.
Como músico, compôs cerca de duas mil canções num estilo próprio conhecido como "rabindra-sangita", no qual fundiu a música clássica indiana (sobretudo a hindustani) com as tradições folclóricas de diferentes partes da Índia, mas sobretudo de sua terra natal, Bengala. No campo da música pode-se afirmar que foi um inovador, já que procurou expressar musicalmente as cores e sutilezas de seus versos inspirados. Segundo Arnold Bake "em suas composições, Tagore trouxe de volta o sentido do significado e da importância das palavras, afastando-a dos floreios e ornamentos para o seu próprio bem". Assim, enquanto na música clássica hindustani as palavras possuem um papel subsidiário e o raga se desenvolve através de improvisações que por vezes tornam o texto incompreensível, no estilo de Tagore as regras de prosódia são sempre seguidas e os ornamentos vocais são discretos, para que o sentido do texto não deixe de ser compreendido. Essa foi aliás uma das preocupações do jovem Rabindranath que já em 1881, recém-chegado da Inglaterra, ansiava por um maior entrelaçamento entre poesia e música, tal como demonstrou em sua palestra "Songit o Bhab" (Música e Emoção), publicada posteriormente numa coletânea de artigos sobre música intitulada "Pensamento Musical" (Songit Cinta). No campo de sua produção literária, o volume de poesias mais conhecido é Oferenda Poética (1913-1915). Seus últimos trabalhos, entre eles Cantos Musicais (1910), são classificados dentro do Simbolismo. Tagore participou do movimento nacionalista indiano e era amigo pessoal de Mahatma Gandhi que o chamou de Sentinela da Índia. Como escritor, tornou-se famoso na Índia já nos primeiros anos de carreira, alcançando notoriedade no Ocidente quando da publicação de seus textos traduzidos para o inglês, muitos deles pelo próprio autor. Tagore ganhou a admiração de escritores como William Butler Yeats, que assinou a apresentação de seu livro Gitangali em sua edição britânica. Em 1913, torna-se o primeiro escritor asiático a ser agraciado com o Nobel de Literatura. Renuncia, em 1919, como forma de protesto contra a política britânica em relação ao Punjab, ao título de Sir concedido a ele pela Coroa Britânica em 1915. “O homem só ensina bem o que para ele tem poesia” - Tagore.

 

Mrinalini Devi (1872-1902), esposa de Tagore

 

Estátua de Tagore, B.N.R Island.
Mrinalini Devi nasceu em 1872 em Jessore (atual Bangladesh). Seu pai Benimadhab Raichoudhuri era um funcionário na propriedade de Debendranath Tagore (pai de Rabindranath). Como Devendranath era um Brâmane Pyrali, não foi fácil conseguir uma garota de nível superior de Brâmanes. A filha de Benimadhab foi escolhida como noiva de Rabindranath e eles se casaram apressadamente em 9 de Dezembro de 1883 em Jorasanko. Antes do casamento, seu nome era Bhabatarini. Na época do casamento, Rabindranath tinha 22 anos de idade e Bhabatarini tinha apenas 12 anos. Ela era muito magra naquela época, não muito bonita, quase analfabeta e com uma visão antiquada. Em 25 de Outubro de 1886, Mrinalini deu à luz a sua primeira criança Madhurilata, apelidada de Bela, em Calcutá. Em 27 de Novembro de 1888, Mrinalini deu à luz outra criança (masculino), Rathindranath. A jovem família de Rabindranath era o centro de sua vida. Ele estava profundamente profundamente chateado em ter que deixá-los, a fim de ir para a Inglaterra em Agosto de 1890. Sua filha mais velha Madhurilata tinha 4 anos na época e seu filho mais velho Rathi tinha 2 anos. Rabindranath retornou da Inglaterra em Novembro de 1890. Os filhos de Tagore eram: Rathindranath Tagore, Madhurilata Tagore, Shamindranath Tagore, Meera Tagore e Renuka Tagore.




Citações

Estátua de Tagore na Casa da Índia, Valladolid. 
(Imagem: ÁWá).
  • "A verdade vem como conquistador apenas porque nós perdemos a arte de recebe-la como hóspede."
- Fonte: The Fourfold Way of India (1924)
  • "O conhecimento é parcial, porque nosso intelecto é um instrumento, é apenas parte de nós, ele pode nos dar informações sobre as coisas que podem ser divididas e analisadas, e cujas propriedades podem classificadas parte por parte."
- Fonte: Sādhanā: The Realisation of Life (1916)
  • "Nós conseguimos engolir carne, apenas porque não pensamos na coisa cruel e pecaminosa que fazemos."
- Fonte: Glimpses of Bengal Letters, 1894
  • "A borboleta conta momentos e não meses, e tem tempo de sobra."
Tagore por Walther Illner, 1930.
- The butterfly counts not months but moments, and has time enough.
- Fireflies - página 13, Rabindranath Tagore - Macmillan, 1955, ISBN 0026159805, 9780026159807 - 272 páginas
  • "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei."
- I stand before thee at the day's end thou shalt see my scars and know that I had my wounds and also my healing.
- A Tagore reader, Rabindranath Tagore, Amiya Chandra Chakravarty - Macmillan, 1961 - 401 páginas
  • "O eco zomba de sua origem para provar sua originalidade."
- The echo mocks her origin to prove she is the original.
- Collected poems and plays of Rabindranath Tagore - página 240, Rabindranath Tagore - Macmillan, 1955 - 577 páginas
  • "Carrega de ouro as asas do pássaro e ele nunca mais voará pelo céu."
- Set bird's wings with gold and it will never again soar in the sky.
- Stray birds - Página 34, Rabindranath Tagore - Forgotten Books, 1961, ISBN 1605066702, 9781605066707 - 84 páginas


Atribuídas
  • "As crianças nos trazem, ao nascer, a mensagem de que Deus não perdeu ainda a esperança nos homens."
- citado em "Estudos de ciências políticas e sociais: Edições 60-61" - página 124, Centro de Estudos Políticos e Sociais (Portugal) - O Centro, 1963
  • "Se choras porque não consegues ver o Sol, as tuas lágrimas impedir-te-ão de ver as estrelas."
- If you cry because the sun has gone out of your life, your tears will prevent you from seeing the stars.
- Tagore citado em "1001 Smartest Things Ever Said" - Página 30, Steven D. Price - Globe Pequot, 2005, ISBN 1592287883, 9781592287888 - 368 páginas


Principais obras

Contos e romances
  • Gora (1910)
  • Ghare-Baire (1916) [The Home and the World]
  • Yogayog (1929) [Crosscurrents]

Poesia
  • Manasi (1890) [The Ideal One]
  • Sonar Tari (1894) [The Golden Boat]
  • Gitanjali (1910) [Song Offerings]
  • Raja (1910) [The King of the Dark Chamber]
  • Dakghar (1912) [The Post Office]
  • Gitimalya (1914) [Wreath of Songs]
  • Achalayatan (1912) [The Immovable]
  • Gardener (1913)
  • Balaka (1916) [The Flight of Cranes]
  • Fruit-Gathering (1916)
  • The Fugitive (1921)
  • Muktadhara (1922) [The Waterfall]
  • Raktakaravi (1926) [Red Oleanders]


Referências

Um comentário:

  1. Caro Eziel.
    Gostei muito de poder ler a biografia de alguém que sempre ouvi falar o nome - quem já não ouviu falar "Tagore"?
    Foi realmente muito bom.
    Um grande abraço!

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