quinta-feira, 6 de junho de 2013

Biografia de Robert Stirling


Robert Stirling
Robert Stirling. Nasceu a 25 de Outubro de 1790, e, faleceu em Galston, East Ayrshire, a 6 de Junho de 1878. Foi um pastor escocês e inventor do motor Stirling. Stirling nasceu em Cloag Farm perto de Methven, Perthshire (o terceiro de oito filhos) e herdou do seu pai o interesse pela engenharia. Estudou teologia na Universidade de Edinburgh e na Universidade de Glasgow e tornou-se ministro da Igreja da Escócia como segundo encarregado da Laigh Kirk de Kilmarnock em 1816.
 
Família

Casou-se a 10 de Julho de 1819 com Jean Rankin, com quem teve 7 filhos:
  • Patrick Stirling, nascido a 29 de Junho de 1820, tornou-se um engenheiro de locomotiva;
  • Jane Stirling, nascida a 25 de Setembro de 1821, alimentou idéias para seus irmãos;
  • William Stirling, nascido a 14 de Novembro de 1822, tornou-se engenheiro civil e engenheiro ferroviário na América do Sul;
  • Robert Stirling, nascido a 16 de Dezembro de 1824, tornou-se um engenheiro de estrada de ferro no Peru;
  • David Stirling, nascido a 12 de Outubro de 1828, tornou-se Ministro de Craigie, Ayrshire;
  • James Stirling, nascido a 02 de Outubro de 1835, tornou-se um engenheiro de locomotiva;
  • Agnes Stirling, nascida a 22 de Julho de 1838, tornou-se uma artista.


Engenharia e ciência
Motor de ar quente
Desenho da patente do Motor Stirling.
Ele inventou o que chamou de "economizador" de calor (agora geralmente conhecido como o "regenerador"), um dispositivo para melhorar o isolamento térmico/eficiência de combustível de uma variedade de processos industriais, obtendo a patente de um "economizador" e um motor incorporado em 1816. Em 1818 ele construiu a primeira versão prática de seu motor, usado para bombear água de uma pedreira. A base teórica do motor de Stirling, o ciclo de Stirling, não seria totalmente compreendido até o trabalho de Sadi Carnot (1796-1832).

Instrumentos ópticos

Enquanto em Kilmarnock, colaborou com um outro inventor, Thomas Morton, que forneceu as instalações da oficina para a pesquisa de Stirling. Ambos estavam interessados em astronomia, e ele aprendeu com Morton como moer lentes. Stirling inventou vários instrumentos ópticos.

Patentes

Robert, junto com seu irmão James, um engenheiro mecânico, tirou várias outras patentes de melhorias para o motor de ar e na década de 1840, James construiu um grande motor de ar para dirigir todas as máquinas em seu Dundee Foundry Company.

Processo Bessemer

Em uma carta de 1876, Robert Stirling reconheceu a importância da nova invenção de Henry Bessemer (o processo de Bessemer para o fabrico de aço) expressando a esperança de que o novo aço melhoraria o desempenho dos motores de ar.

Motor Stirling 

Stirling Alpha
Auxiliado pelo seu irmão James Stirling, inventou e patenteou o motor Stirling que consiste na produção de trabalho através da variação da temperatura de um determinado gás, ou seja, através da expansão e contração desse mesmo gás que provoca o movimento de dois êmbolos que se encontram ligados a um eixo comum.

_________________________________________________________________________________
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.