domingo, 9 de junho de 2013

Biografia de Jennifer Warnes


Jennifer Warnes
Jennifer Jean Warnes. Nascida em Seattle, Washington, Estados Unidos, a 3 de Março de 1947, é uma cantora, compositora, arranjadora e produtora musical americana. Ficou mundialmente conhecida quando participou com Joe Cocker na canção "Up Where We Belong" tema do filme An Officer and a Gentleman, e "(I've Had) The Time of My Life" (em dueto com Bill Medley tema do filme Dirty Dancing).

 
Início da vida

Warnes nasceu em Seattle, Washington, e foi criada em Anaheim, Califórnia. Seu desejo e habilidade para cantar veio cedo. Aos sete anos, foi-lhe oferecido o seu primeiro contrato de gravação, que seu pai recusou. Ela cantou em igrejas e em concursos locais até aos 17 anos de idade, quando lhe foi oferecida uma bolsa de estudos de ópera para o Immaculate Heart College (Colégio Imaculado Coração). Ela escolheu para cantar música popular quando esta se tornou popularizada por Joan Baez, em meados de 1960. Em 1968, depois de alguns anos com teatro musical e clubes, ela assinou com a Parrot Records (uma subsidiária da London Records) e gravou seu primeiro LP. Naquele ano, ela entrou para o elenco do programa de televisão The Smothers Brothers Comedy Hour. No início de sua carreira, os conselheiros da indústria sugeriram que ela mudasse seu nome para "Warren", mas depois perceberam que já havia uma atriz chamada Jennifer Warren; então ela se apresentou por um curto período de tempo, sob o simples nome de "Jennifer", mas logo voltou a usar seu nome de batismo "Warnes". Em Novembro de 1968, Warnes (como "Jennifer Warren") interpretou o papel feminino principal na produção do musical Hair. Ela fazia parte da tribo Los Angeles, que era formada por: Rado, Ragni, Robert Rothman, Ben Vereen (que substituiu Ragni), Red Shepard, Ted Neeley (que substituiu Rado), Meat Loaf, Gloria Jones, Táta Vega, Jobriath, Jennifer Warnes, e Dobie Gray. Ela teve um único lançamento relacionado como "Jennifer" em Londres HLU 10.278 em Junho de 1969 com "Let The Sunshine In" c/w "Easy To Be Hard",licenciado com o selo da US Parrot.

Carreira

Período de 1970

Em 1971, ela conheceu o compositor e poeta canadense Leonard Cohen, e os dois ficaram amigos ao longo da vida. Ela eventualmente fez turnê pela Europa com a banda de Cohen em 1972 e 1979, primeiro como backing vocal, e, em seguida, como arranjadora vocal e cantora convidada nos álbuns de Leonard Cohen: Live Songs (1973), Recent Songs (1979), Various Positions (1985), I'm Your Man (1988), The Future (1992), Field Commander Cohen: Tour of 1979 (2001), e Old Ideas (2012).
Warnes, mais tarde (1987) grava um álbum aclamado pela crítica audiófila de canções de Cohen, Famous Blue Raincoat. Em 1972, ela lançou seu terceiro álbum, Jennifer, que foi produzido por John Cale e ainda não foi reeditado. Em 1976 Warnes lançou o álbum que contém o seu single, "Right Time of the Night", alcançando o No. 1 da Billboard's Adult Contemporary em Abril de 1977 e o No. 6 da Billboard's Hot 100 em Maio de 1977. Warnes gravaram a música, "It Goes Like It Goes", para o filme cinematográfico de 1979, Norma Rae. A música acabou ganhando o Oscar de Melhor Canção Original. Seu single de 1979, "I Know A Heartache When I See One", foi um "Top 10 Country hit" e alcançou o "Top 20" em ambas as paradas “Pop” e “Adult Contemporary”.

Período de 1980

Warnes gravou a composição de Randy Newman "One More Hour" para o filme de 1981, Ragtime. Esta foi a sua segunda realização de uma canção a ser nomeada para o Oscar de Melhor Canção Original. Warnes fez parceria com Joe Cocker para gravar "Up Where We Belong", para o filme de 1982, A Força do Destino. Escrita por Buffy Sainte-Marie, Will Jennings e Jack Nitzsche, o single, lançado pela Island Records em 1982, tornou-se um número um na Billboard Hot 100 em 6 de Novembro de 1982 e se manteve nesta posição durante três semanas, atingindo também o número 7 no UK Singles Chart. "Up Where We Belong" ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e o Oscar de melhor canção original em 1983. Também conquistou o prêmio BAFTA de Melhor Canção Original em 1984. Cocker e Warnes também ganharam o Prêmio Grammy para Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais em 1983 pela interpretação desta canção. No mesmo ano, ela gravou uma performance comovente de Millworker de James Taylor para a produção de Working (Musical) da American Playhouse.
Warnes fez parceria com Bill Medley para gravar "(I've Had) The Time of My Life" para o filme de 1987, Dirty Dancing. Isso marcou a terceira música realizada por Warnes para ganhar o Oscar de Melhor Canção Original e Golden Globe Award. Warnes e Medley também ganharam o Prêmio Grammy por Duo ou Grupo com Vocais. Ela chegou a No. 1 na Billboard Hot 100 e passou quatro semanas consecutivas em 1º lugar na parada Adult Contemporary. Em 30 de Setembro de 1987, no Coconut Grove, em Los Angeles, ela contribuiu como backing vocal para o especial de televisão Roy Orbison and Friends, A Black and White Night. Ela gravou uma versão em dueto com BJ Thomas da música "As Long As We've Got Each Other", tema do programa de TV Growing Pains. Ela foi usada como tema de abertura até a quarta temporada, quando a música foi novamente regravada com Thomas e Dusty Springfield. No entanto, fez o seu retorno para a quinta e última temporada do show. Em 1985, ela contribuiu com vocais para o disco de Leonard Cohen Various Positions, recebendo créditos vocais iguais a Cohen na contra-capa do disco. Depois de lançar o elogiado “LP tributo” com as canções de Leonard Cohen em 1987, Famous Blue Raincoat, ao qual Cohen contribuiu com duas novas composições, "First We Take Manhattan" e "Ain't No Cure for Love", ela vocalmente contribuiu para o sucesso de 1988 do LP de Cohen I'm Your Man, mais notadamente para "Take This Waltz" e a canção assinatura de Cohen "Tower of Song".

Período atual

Em Agosto de 2007, a Shout Factory Records relançou na edição do 20º aniversário do Famous Blue Raincoat, com um livreto de 24 páginas e quatro músicas adicionais. The Hunter foi relançado em 2009, e The Well também foi relançado em Setembro de 2010. Todos os remasterizações foram emitidas em vinil de alta qualidade e discos de ouro 24K. "Famous Blue Raincoat" foi lançado com quatro faixas bônus. "The Hunter" foi liberado sem material bônus. O relançado “The Well”, no entanto, contém um total de 14 faixas. Delas incluem duas gravações da sessão original, que nunca antes tinha sido ouvida publicamente: "La Luna Brilla", "A Fool for the Look in Your Eyes", e uma seleção de bônus extra "Show Me the Light" (um segundo dueto com Bill Medley, que foi originalmente apresentado na trilha sonora do filme de 1998 "Rudolph the Red Nosed Reindeer-The Movie"). Warnes tem contribuído para gravações em tributo para Ian Tyson, Warren Zevon e Alejandro Escovedo. Em 2009, ela realizou uma turnê muito aguardada pelo oeste e noroeste, e estava em plena forma vocal cantando seus CD's favoritos e novos materiais. Em 2010, Warnes começou a trabalhar em uma nova gravação solo de canções originais e versão cover na Capitol Records. Em Setembro de 2011, Warnes percorreu o Canadá. Em Setembro-Outubro de 2012, ela esteve em turnês em locais selecionados no Canadá e nos EUA.

Discografia

Ano
Álbum
Faixas do disco
1968
I Can Remember Everything
1. Close Another Door
2. Sunny Day Blue
3. Here, There and Everywhere
4. Chelsea Morning
5. I Want To Meander In The Meadow
6. I Am Waiting
7. Places Everyone
8. Tree-House Of Gold
9. It's Hard To Love A Poet
10. The Leaves
11. The Park
1969
See Me, Feel Me, Touch Me, Heal Me
1. Let The Sunshine In
2. Easy To Be Hard
3. Saturday Night At The World
4. Time Is On The Run
5. Old Folks (Les Vieux)
6. We're Not Gonna Take It
7. Just Like Tom Thumb's Blues
8. Back Street Girl
9. Weather's Better
10. Tell Me Again I Love Thee (Torna-Ami A Dir Che M'Ami)
11. Cajun Train
1972
Jennifer
1. In The Morning
2. P.F. Sloan
3. Empty Bottles
4. Sand and Foam
5. Be My Friend
6. Needle And Thread
7. Last Song (JW Writer)
8. All My Love's Laughter
9. These Days
10. Magdalene
1976
Jennifer Warnes
1. Love Hurts
2. Round and Round
3. Shine A Light
4. You're the One
5. I'm Dreaming
6. Mama
7. Right Time of the Night (Billboard #4)
8. Bring Ol' Maggie Back Home
9. Don't Lead Me On
10. Daddy Don't Go
11. O God of Loveliness
1979
Shot Through The Heart
1. Shot Through the Heart
2. I Know a Heartache When I See One
3. Don't Make Me Over
4. You Remember Me
5. Sign On the Window
6. I'm Restless
7. Tell Me Just One More Time
8. When the Feeling Comes Around
9. Frankie in the Rain
10. Hard Times, Come Again No More
1982
The Best of Jennifer Warnes
1. Right Time of the Night
2. It Goes Like It Goes
3. I Know a Heartache When I See One
4. When the Feeling comes Around
5. I'm Restless
6. Could It Be Love
7. Run To Her
8. I'm Dreaming
9. Shot Through the Heart
10. Come To Me
1987
Famous Blue Raincoat
1. First We Take Manhattan
2. Bird On A Wire
3. Famous Blue Raincoat
4. Joan Of Arc
5. Ain't No Cure For Love
6. Coming Back To You
7. Song Of Bernadette
8. A Singer Must Die
9. Came So Far For Beauty
1992
The Hunter (álbum solo)
1. Rock You Gently
2. Somewhere Somebody
3. Big Noise New York
4. True Emotion
5. Pretending To Care
6. The Whole of the Moon
7. Lights of Lousianne
8. Way Down Deep
9. The Hunter
10. I Can't Hide
1992
Just Jennifer

1. Close Another Door
2. Sunny Day Blue 
3. Here, There And Everywhere 
4. Chelsea Morning 
5. I Want To Meander In The Meadow
6. I Am Waiting 
7. Places Everyone 
8. Tree - House Of Gold 
9. It's Hard To Love A Poet 
10. The Leaves 
11. The Park 
12. Let The Sunshine In
13. Easy To Be Hard
14. Saturday Night At The World
15. Time Is On The Run 
16. Old Folks (Les Vieux) 
17. We're Not Gonna Take It 
18. Just Like Tom Thumbs Blues
19. Back Street Girl 
20. Weather's Better 
21. Tell Me Again I Love Thee (Tornami A Dir Che M' Ami)
22. Cajun Train
2000
Best: First We Take Manhattan (Alemanha)


1. First We Take Manhattan
2. Hunter
3. Up Where We Belong
4. Rock You Gently
5. Shot Through The Heart
6. Don't Make Me Over
7. Ain't No Cure For Love
8. Somewhere Somebody
9. Bird On A Wire
10. Joan Of Arc
11. Way Down Deep
12. I Know a Heartache When I See One
13. When a Feeling Comes Around
14. Come to Me
15. Ballad of the Runaway Horse
16. Famous Blue Raincoat
17. Hard Times Come Again No More
2001

The Well
1. The Well
2. It's Raining
3. Prairie Melancholy
4. Too Late Love Comes
5. Invitation to the Blues
6. And So It Goes
7. The Panther
8. You Don't Know Me
9. The Nightingale
10. Patriot's Dream
11. The Well (Reprise)
Super Audio CD only
12. (Bonus Track) Loco Girl
2008
Famous Blue Raincoat 20th Anniversary Edition
Remastered


1. First We Take Manhattan
2. Bird On A Wire
3. Famous Blue Raincoat
4. Joan Of Arc
5. Ain't No Cure For Love
6. Coming Back To You
7. Song Of Bernadette
8. A Singer Must Die
9. Came So Far For Beauty
10. Previously Unreleased Tracks:
11. Night Comes On
12. Ballad of the Runaway Horse
13. If It Be Your Will
14. Joan of Arc (Live in Belgium)
2008
The Hunter
Remastered
1. Rock You Gently
2. Somewhere Somebody
3. Big Noise New York
4. True Emotion
5. Pretending To Care
6. The Whole of the Moon
7. Lights of Lousianne
8. Way Down Deep
9. The Hunter
10. I Can't Hide
2004
Platinum and Gold Collection
1. Right Time of the Night
2. Love Hurts
3. I Know a Heartache When I See One
4. Could It Be Love
5. Don't Make Me Over
6. I'm Dreaming
7. You Remember Me
8. Sign on the Window
9. The Whole of the Moon
10. It Goes Like It Goes
11. Up Where We Belong
12. (I've Had) The Time of My Life



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jennifer_Warnes 
http://en.wikipedia.org/wiki/Jennifer_Warnes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.