quinta-feira, 20 de junho de 2013

Biografia de Émile Reynaud: o inventor do desenho animado


Émile Reynaud
Charles-Émile Reynaud. Nasceu a 8 Dezembro de 1844 em Montreuil, Seine-Saint-Denis, França, e, faleceu a 9 de Janeiro de 1918, Ivry-sur-Seine, Seine (agora Val-de-Marne), França. Foi um professor de ciências francês, responsável pelos primeiros filmes projetados de desenho animado. Reynaud criou o Praxinoscope em 1877 e o Théâtre Optique, em Dezembro de 1888, e em 28 de Outubro de 1892, ele projetou o primeiro filme de animação em público, Pauvre Pierrot, no Musée Grévin em Paris. Este filme é também notável como o primeiro exemplo conhecido de película perfurada a ser utilizada. Reynaud morreu em um hospício, nas margens do rio Sena, onde ele foi tratado desde 29 de Março de 1917. Seus últimos anos de vida foram trágicos, desde 1910, quando, esmagado pelo novo cinematógrafo, abatido e sem dinheiro, ele jogou a maior parte de seu trabalho insubstituível e equipamentos exclusivos no rio Sena, como o público tinha abandonado sua "Optique Theatre" mostra que havia sido uma célebre atração no Museu Grevin entre 1892 e 1900.


Vida e obra
  
Émile Reynaud começa no conhecimento de mecânica de precisão na oficina de seu pai, um relojoeiro, e aprendeu a desenhar e pintar com sua mãe, uma aquarelista. Aos treze anos, ele fez um teatro de sombras, e uma máquina a vapor em miniatura. Ele estudou engenharia e foi professor de Mecânica e Física em Le Puy-en-Velay. Desde 1832, eram criados uma série de brinquedos ópticos destinados a proporcionar a ilusão de movimento, utilizando uma sequência de imagens que passavam perante diferentes tipos de obturador. Reynaud se aplicou em conseguir um meio de evitar a obstrução de noventa por cento da luz produzida pelo obturador. Ele conseguiu substituindo por um tambor poligonal giratório de espelhos pintados com imagens que, iluminadas em todos os momentos, eram vistos através de uma janela. Em Dezembro de 1877, patenteou este sistema com o nome de praxinoscópio. O engenho foi um grande sucesso comercial como um brinquedo e recebeu uma menção especial na
Reynaud projetando Pauvre Pierrot!
Exposição Universal de Paris em 1878. Em 1879, ele estava pronto com uma evolução da invenção, que ele chamou de “Praxinoscopio-Teatro”. Nele, as imagens em movimento se contemplavam refletidas numa espécie de palco teatral em miniatura e sobrepostas em projetos decorados como no método lanterna mágica, que constituía um fundo sobre o qual as figuras se moviam. Trata-se de um precursor do sistema de dupla exposição ou sobreposição, técnica que seria importante no desenvolvimento da cinematografia. Mas o principal inconveniente era que o movimento animado sobre um tambor, deveria ser necessariamente cíclico. Portanto, Reynaud concebeu a idéia de desenhar suas imagens, não sobre espelhos rígidos, mas sim, em uma fita transparente e flexível, que lhe permitiria passá-la de uma bobina para a outra. Em 1892, ele patenteou o “Teatro Óptico”, que, também permitia, mediante um
sistema de lentes, sua projeção para o público numa tela translúcida, utilizando outro
Personagens de Autour d'une cabine.
projetor de imagens fixas para compor o palco.
Em 28 de Outubro de 1892, inicia, no museu Grévin de Paris, a projeção de suas “Pantomimas Luminosas” (como anunciada no cartaz publicitário) em um programa que incluía três películas: Pauvre Pierrot, Clown et ses chiense, Un bon bock (1888). Assim, tornou-se o criador do “desenho animado”. Un bon bock era uma farsa sobre um café onde um homem tem sua bebida constantemente roubada e acaba brigando com os transeuntes. Clownet ses chiensfoi inspirada no mundo do circo. Pauvre Pierrot! (terminada em 1891 e estreada em Novembro de 1892) é uma encantadora comédia romântica que utiliza os personagens da Commedia dell'arte. De suas produções apenas se preservam Pobre Pierrot (1892) e Autour d'une cabine (1895). Esta última obra foi representada ininterruptamente, e em concorrência direta com Cinematógrafo dos irmãos Lumière , de Janeiro de 1895 até Março de 1900, terminando o seu contrato com o Museu Grevin. Ao lado de Autour d'une cabine, que era una película cômica (outras de suas obras eram mais bem líricas), se projetava Rêve au coin du feu (Um Sonho Junto ao Fogo). A partir de 1896, Reynaud incluiu um filme dirigido por ele mesmo, Guillaume Tell (Guilherme Tell), estrelado pelos palhaços Foottit e Chocolat. Em Julho de 1897, inclui em sua agenda um novo filme, de fotografia animada, também dirigido por ele, Le Premier Cigare, interpretado pelo ator cômico Galipaux. Em 1899, ele começou a combinar suas próprias fitas com Actualidades Gaumont, um noticiário cinematográfico. As “Pantomimas Luminosas” permaneceram em cartaz durante um período de oito anos, desde 1892 até 1900, mas a natureza trabalhosa do processo (até 700 desenhos necessários para um de seus filmes) e a concorrência e o baixo custo de filmes feitos com o cinematógrafo Lumière, além de sua desvantagem no que Noël Burch chamou de "efeito Frankenstein" (isto é, tornar real a criação da vida na tela), acabou com o espetáculo de Reynaud. Pouco a pouco as ingênuas historinhas animadas de Reynaud deixaram de interessar o público em favor do filme fotografado, por isso caiu no esquecimento já em 1900, e terminou sua vida na miséria. Depois de quebrar com um martelo a delicada maquinaria, despejou seu teatro óptico e a maioria de seus filmes no Sena numa noite em Janeiro de 1910, como resultado de uma profunda depressão, Emile Reynaud, criador do desenho animado, morreu em 1918, em um manicômio em Ivry-sur-Seine, mergulhado na pobreza.


Filmografia

Les Pantomimes lumineuses
Un bon bock (en: A Good Beer; br: Uma Boa Cerveja (preta) é um filme de curta de animação francês de 1892 dirigido por Émile Reynaud. É composto de 700 quadros pintados individualmente e dura cerca de 15 minutos. É um dos primeiros filmes animado já feitos e foi o primeiro a ser exibido no praxinoscope modificado de Reynaud, o teatro óptico. Ao lado de Le Clown et ses chiens (O Palhaço e Seus Cães) e Pauvre Pierrot (Pobre Pierrot) foi exibido em Outubro 1892, quando Emile Reynaud abriu a Théâtre Optique no Musée Grévin. A performance combinada dos três filmes era conhecida como Pantomimes Lumineuses (Pantomimas Brilhantes). Estas foram as primeiras imagens animadas publicamente exibida por meio de agrupamento de fitas de imagens. O próprio Reynaud fez toda a apresentação manipulando as imagens. É dado como um filme perdido. Não existe cópias, como Reynaud, para todos os fins, jogou todas as fitas de imagens no rio Sena.

Pauvre Pierrot (en: Poor Pete; br: Pobre Pierrot) é um filme de curta de animação francês de 1892 dirigido por Émile Reynaud. É composto de 500 quadros pintados individualmente e dura cerca de 15 minutos. É um dos primeiros filmes animados já feitos, e, foi exibido ao lado de Le Clown et ses chiens e Un bon bock. Foi o primeiro filme a ser demonstrado no Théâtre Optique, sistema desenvolvido por Reynauld em 1888, e, também se acredita ser o primeiro a usar a película perfurada.

Le Clown et ses chiens (en: The Clown and His Dogs, br: O Palhaço e Seus Cães) é um filme de curta de animação francês de 1892 dirigido por Émile Reynaud. É composto de 300 quadros pintados individualmente e dura cerca de 15 minutos.

Un rêve au coin du feu foi um filme mudo de 1894, dirigido por Émile Reynaud. Atualmente o filme encontra-se desaparecido. Sinopse: Um homem adormece ao lado da lareira. Ele vê sua vida tomar lugar no coração até que ele recebe o insulto de um rival. Ele acorda e vai para a luta.

Autour d'une cabine, título original completo: Autour d'une cabine ou Mésaventures d'un copurchic aux bains de mer, é um filme de curta de animação francês de 1892 dirigido por Émile Reynaud. O filme mostrava a invenção de Émile, o Théâtre Optique. Foi exibido no Musée Grévin de Dezembro de 1894 até Março de 1900. É um filme de animação feito de 636 imagens individualmente pintado à mão em 1893.


Algumas de suas primeiras criações (1877-1879)



Bande animée de La Rosace Magique
 

Bande animée de Le Trapèze
 

Bande animée de Le singe musicien
 

Bande animée de Le fumeur
 






Suas Invenções:

  • O praxinoscope, em 1876,
  • O praxinoscope-jouet( praxinoscope-toy ), em 1877.
  • O praxinoscope-théâtre, em 1879.
  • O praxinoscope of projection, em 1880.
  • Comics with central perforation.
  • O théâtre optique, em 1888,
  • O stéréo-cinéma, em 1907, Imagens e algumas animações em 3D.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.