sábado, 4 de maio de 2013

Ahmad Lahauri: um dos arquitetos do Taj Mahal

Acredita-se que Ahmad Lahauri foi o principal arquiteto do Taj Mahal.
Ahmad Lahauri também conhecido como  Ustad Ahmad Lahauri que significa: Professor/Mestre Ahmad Lahauri. Foi um arquiteto e, possivelmente, um candidato para  arquiteto-chefe do Taj Mahal, construído entre 1632 e 1648. Ele tem sido descrito como um arquiteto da corte de Shah Jahan do Afeganistão.

Início da vida
Ele era descrito como um persa afegão de Badakhshan. A afirmação é baseada em uma alegação feita nos escritos de seu filho Lutfullah Muhandis.

Vida
Forte Vermelho (Red Fort - Velha Delhi), um grande exemplo da arquitetura indiana. (Imagem: Nishant88dp).
Histórias da corte de Shah Jahan enfatizam seu envolvimento pessoal na construção e é verdade que, mais do que qualquer outro Imperador Mughal, ele demonstrou o maior interesse na construção, realizando reuniões diárias com seus arquitetos e supervisores. O cronista da corte Lahouri, escreve que Shah Jahan faria qualquer alteração necessária projetada pelos hábeis arquitetos depois de várias opiniões e perguntas competentes. Nos escritos de Lutfullah Muhandis, dois arquitetos são mencionados pelo nome; Ustad Ahmad Lahauri e Mir Abd-ul Karim. Ustad Ahmad Lahauri lançou as bases do Red Fort (Forte Vermelho) em Delhi (construído entre 1638 e 1648). Mir Abd-ul Karim tinha sido o arquiteto favorito do imperador anterior Jahangir e é mencionado como supervisor, juntamente com Makramat Khan, para a construção do Taj Mahal.

Referências 
http://en.wikipedia.org/wiki/Ustad_Ahmad_Lahauri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.