quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Biografia de Joseph Wilson Swan

Joseph Swan
Joseph Wilson Swan. Nasceu em Bishopwearmouth, a 31 de Outubro de 1828, e, faleceu em Warlingham, a 27 de Maio de 1914. Foi um físico e químico britânico. O professor Swan em 1860, teve a idéia do filamento de carvão. Os ingleses atribuem-lhe a invenção da lâmpada incandescente. Swan fez uma demonstração de sua lâmpada em 1876, numa reunião da Sociedade Inglesa para o avanço da Ciência, em Glasgow, e sua invenção foi acolhida com entusiasmo. Suas primeiras lâmpadas usavam espirais de papel carbonizado, mas o vácuo incompleto obtido no recipiente pôs tudo a perder. Um ano depois, Swan voltou novamente às experiências e a dificuldade foi superada. Em 1877, tratando o fio de algodão pelo ácido sulfúrico, conseguiu um filamento que deu bons resultados.

Biografia

Famoso pela invenção da lâmpada incandescente,
Lâmpada incadescente.
(Imagem: KMJ).
com a primeira patente em 1878. Sua casa (em Gateshead) foi a primeira do mundo a ser iluminada por uma lâmpada incandescente. Em 1904 Swan recebeu o título de Sir do rei Eduardo VII do Reino Unido, foi laureado com a Medalha Hughes da Royal Society, e foi membro honorário da Sociedade Farmacêutica Real da Grã-Bretanha. Ele já havia recebido a mais alta condecoração da França, a Légion d'honneur , quando visitou uma exposição internacional de Paris em 1881. A exposição inclui exposições de suas invenções, e a cidade era iluminada com luz elétrica, graças à invenção do Cisne. A nova escola secundária recentemente nomeado após ele, Joseph Swan School , está em Gateshead, na Saltwell Road South, Fell Low muito perto de onde morava Joseph Swan. Swan realmente viveu em Underhill, uma grande casa em Kells Lane Norte, onde realizou a maioria de suas experiências no conservatório de grande porte. A casa foi mais tarde convertido em pagamento de uma taxa privado, conceder liceu ajudado co-educacional que atendia pelo nome de Beaconsfield School. Aqui, os estudantes ainda podem encontrar exemplos de cisnes original acessórios elétricos.


Início da vida

Sir Joseph Swan nasceu em 1828 em Pallion Hall em Bishopwearmouth. Seus pais eram John e Isabella Swan. Ele teve um aprendizado com um farmacêutico de lá. Ele mais tarde se tornou sócio em Mawson, uma empresa de fabrico de produtos químicos em Newcastle upon Tyne . Esta empresa existia como Mawson, Swan e Morgan até 1973, antigamente localizado na Grey Street, em Newcastle-upon-Tyne perto do Monumento Grey . As instalações são agora propriedade da varejista de moda sueca H&M e podem ser identificados por uma linha de estilo vitoriano de lampiões elétricos na frente da loja em Grey Street.

A lâmpada elétrica

Em 1850 começou a trabalhar em uma lâmpada utilizando filamentos de papel carbonizado em um
Lâmpada de carbono (soquete E27, 220 volts, aprox. 30 watts, lado esquerdo: corrida de 100 volts) Lâmpada de carbono (soquete E27, 220 volts, aprox. 30 watts, Lado Esquerdo: corrida de 100 volts). (Imagem: Ulfbastel).
bulbo de vidro evacuado. Em 1860 ele foi capaz de demonstrar um dispositivo de trabalho, e obteve uma patente britânica que abrangia o vácuo parcial e o filamento de carbono da lâmpada incandescente. No entanto, a falta de um bom vácuo e uma fonte elétrica adequada resultou em uma lâmpada ineficiente com um tempo de vida útil curto. Quinze anos depois, em 1875, Swan voltou a considerar o problema da lâmpada com a ajuda de um vácuo melhor e um segmento carbonizado como um filamento. A característica mais importante da melhoria da lâmpada Swan era de que havia pouco oxigêgio residual no tubo de vácuo para acender o filamento, permitindo assim que o filamento brilhasse quase incandescente, sem pegar fogo. No entanto, seu filamento tinha baixa resistência, necessitando, portanto, de grande quantidade de fios de cobre para abastecê-lo. Swan recebeu uma patente britânica para o seu dispositivo em 1878, cerca de um ano antes de Thomas Edison. Swan tinham relatado o sucesso ao Newcastle Chemical Society e em uma palestra em Sunderland Technical College, em Fevereiro de 1879, ele demonstrou uma lâmpada funcionando. Swan começou a instalar as lâmpadas em residências e pontos de referência na Inglaterra. Sua casa Underhill em Kells Lane no baixo Fell , Gateshead, foi a primeira no mundo a ter as lâmpadas instaladas. Em 1881 ele iniciou sua própria companhia, The Swan Electric Light Company, e começou a produção comercial.


Colaboração de Edison

Enquanto procurava um melhor filamento para sua lâmpada, Swan inadvertidamente fez outro avanço. Em 1881, Swan desenvolveu e patenteou um processo para apertar nitro-celulose através de orifícios para formar fibras condutoras. Sua recém-criada Swan Electric Company, que por fusão tornou-se a Edison e Swan United Company, usou o filamento de celulose, que Swan tinha inventado em suas lâmpadas.

Ediswan

Em 1883, a Edison & Swan United Electric Light
Válvula termiônica.
(By Angeloleithold 1969).
Company era criada. Conhecida vulgarmente como "Ediswan", a empresa vendeu lâmpadas feitas com um filamento de celulose que Swan tinha inventado em 1881. Variações de filamento de celulose se tornou um padrão da indústria, exceto com a Companhia Edison. Edison continuou usando filamentos de bambu até a fusão que criou a Edison General Electricem 1892, e a empresa, em seguida, passou a usar a celulose. Em 1886, a Ediswan mudou-se para uma antiga fábrica de juta em Ponders End, Norte de Londres. Em 1916, Ediswan instalou a primeira fábrica britânica de válvulas termiônicas em Ponders End. Esta área, próxima à Brimsdown, posteriormente tornou-se num centro para a fabricação de válvulas termiônicas, tubos de raios catódicos, etc e, os locais próximos de Enfield tornaram-se num importante centro da indústria eletrônica do setor da maior parte do século XX. Ediswan se tornou parte da British Thomson-Houston e Associated Electrical Industries (AEI) no final de 1920.


Fotografia

Ao trabalhar com chapas fotográficas molhadas, Swan observou que o calor aumentava a sensibilidade da emulsão de brometo de prata. Em 1871, ele desenvolveu um método de usar chapas secas e substituiu o plástico nitro-celulose por placas de vidro, iniciando assim a idade da comodidade em fotografias. Oito anos mais tarde ele patenteou o papel de brometo, evolução da qual ainda é usada nas impressões fotográficas em preto e branco. Em 1864, Swan patenteou o processo de transferência para fazer impressões de carbono, um processo fotográfico permanente. Ao adicionar a etapa de transferência, Swan foi capaz de fazer facilmente fotografias com uma gama de tonalidades completa. Em 1883, enquanto procurava um filamento de carbono para melhorar sua lâmpada. Swan patenteou um processo de compressão nitro-celulose através de orifícios para formar fibras. A indústria têxtil tem usado o seu processo. Swan morreu em 1914, Warlingham em Surrey.

Mais tarde na vida

Em 1894, Swan foi eleito Fellow da Royal Society. Em 1904, ele foi nomeado cavaleiro, premiado com a Medalha Hughes da Royal Society, e nomeado membro honorário da Sociedade Farmacêutica. Em 1945, a London Power Company comemorou Swan, nomeando o novo navio costeiro 1,554 GRT SS Sir Joseph Swan.

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Wilson_Swan
http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Swan#Ediswan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.