terça-feira, 14 de agosto de 2012

A invenção das Lâminas Gillette


King Camp Gillette
O inventor das lâminas Gillette foi Charlie Gillette, natural de Found-du-Lac (EUA) que, aos 32 anos de idade, teve a ideia de transformar numa operação rápida a tortura diária da barbeação, e inventou o aparelho e as lâminas que tem o seu nome. Gillette nasceu naquela cidade a 05 de Janeiro de 1855, e descendia de gente pobre. Sem recursos para se estabelecer na sua terra natal, emigrou para Chicago, onde, com a ajuda de um amigo, abriu um pequeno negócio que mais tarde o levou à falência. Quase desanimado pelos insucessos financeiros, Gillette, certo dia, deteve-se diante de uma loja de barbeiro (segundo alguns autores) e foi inspirado por uma idéia: simplificar tudo aquilo numa operação ligeira e que proporcionasse confôrto e segurança ao paciente. Ali mesmo traçou o plano. Mudou-se para Nova York, e meteu mãos à obra. Ganhou fama com seu invento. Em dois anos de trabalho, já possuía três grandes fábricas de aparelhos e lâminas de barbear, e sua fortuna crescia espetacularmente. Charlie Gillette era considerado como o “Rei das Lâminas”. Morreu em Nova York, no dia 09 de Julho de 1932, com 77 anos de idade. Em todo o mundo há fábricas de aparelhos e lâminas que têm o seu nome. A Gillette Safety Razor Company foi por ele fundada em 1930.


Um moderno aparelho de barbear baseado no modelo clássico. (Imagem: Evan-Amos).
Gillette trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas. A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos. Em 1903, fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno. Faleceu em 1932 na cidade de Los Angeles, aos 77 anos de idade. Após sua morte, a Gillette Company (atual Procter & Gamble) continuou a prosperar cada vez mais e ampliar seus negócios, vendendo produtos sob uma grande variedade de marcas, incluindo a Gillette, Braun, Oral-B e Duracell. Em 2005, a empresa foi vendida para a Procter & Gamble por 57 bilhões de dólares. É hoje conhecida como Blades Global & Razors, com a Gillette (marca), uma unidade de negócios da Procter & Gamble.

Veja também:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barbeador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Global_Gillette
http://www.creekstone.net/razors/firstrazor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.